SÓ É LIVRE O CORAÇÃO QUE ESTÁ PRESO A UM AMOR

"Pensamentos"

quinta-feira, 24 de março de 2011

Chama Violeta

Pensamento baseado em "Edipo-Rei" de Sófocles.

Se um homem bom passa da desgraça para o sucesso, não sentiremos terror.
Se um homem bom passa do sucesso para a desgraça, ficaremos com pena.
Se um homem mau passa do sucesso para a desgraça, ficaremos felizes.
E se um homem mau passa da desgraça para o sucesso, sentiremos repugnância.

Diante da opressão, a qualidade de resolução que cada indivíduo apresenta determinará a mudança após a situação que o coloca em prova.
Há quem ande sobre brasas e vencendo a dor, sente-se maior e mais forte. Porém, passado o momento de glória, para alguns, a resolução se vai junto com a dor e a pessoa volta à mesma condição de antes de sua catarse. A catarse é gerada na passagem desmedida da graça para a desgraça, por intermédio de uma ação impensada e mal resolvida do indivíduo.

Para proporcionar liberdade de um estado aprisionador, a passagem deverá liberar descarga emocional suficiente para que o indivíduo contemple sua própria reação e a partir dela, possa realizar uma escolha consciente de mudança.

“Quando a humanidade alcançar a compreensão da importância da Chama Violeta, e utilizá-la conscientemente, ela não mais terá que sofrer pelas causas passadas de antigos carmas que geram sofrimento e dor.”                  (Mestre Ascenso Kutumi)

“O homem interpreta a natureza ao seu modo e conforme ditado por seus interesses”   (Protágoras)




Se não sou vítima nem agressor, só me resta observar.

3 comentários:

RSalamargo disse...

Caro amigo Dragon,

Belo pensamento e algo que me chamou a atenção foi a frase final:

"Se não sou vítima, nem agressor, só me resta observar."

Só que essa observação deve ser com o intuito de aprender, pois caso contrário, corre-se o risco de se ficar inerte.

Como essa parte da letra da música "Stairway To Heaven":

"Há uma sensação que tenho quando olho para o oeste
E meu espírito chora para partir
Em meus pensamentos tenho visto anéis de fumaça através das árvores
E as vozes daqueles que ficam parados olhando..."

Não podemos virar anéis de fumaça...

Um abraço, amigo!

Anônimo disse...

Caro amigo que risco! Apenas observar pode ser mais aprisionador, tenha atitudes, sendo vítima ou agressor, pelo menos não estará sendo "morno"!!

Dragon Heart disse...

Resposta à anônimo:

Ser a vítima não me levaria a nenhum lugar senão o de chamar atenção pelas minhas próprias incapacidades. Ser o agressor me torna tão fraco quanto à vítima, pois preciso da fraqueza de uma vítima para me tornar um agressor em sua força ilusória.
Somente no ato de observar é que tenho chance de aprender, de perceber mais sutilmente qual é a realidade à minha volta. Um vaso, onde a planta se firma à terra, por onde a água flui e eu simplesmente contemplo a vida, assumindo a mais difícil posição: a de ser e não a de ter ou estar.
Obrigado pelo comentário, pois são idéias e opiniões que formam as intermináveis ramificações da consciência.
Paz e Luz.